Este trabalho pretende ser, antes de mais, um suporte teórico-prático para todos aqueles que vão dedicar-se à realização de um estudo qualitativo, no âmbito das investigações a realizar na Especialização em Tecnologia Educativa.
Pretendemos fornecer algumas orientações gerais, de forma a simplificar e evitar erros, quer ao nível da estrutura, quer ao nível da exploração prática durante o desenvolvimento processual de um estudo qualitativo.
Um estudo qualitativo, pelas suas características holísticas e interpretativas tem uma estrutura mais flexível não obedecendo a uma estrutura demasiado rígida como no caso dos seus companheiros positivistas que desenvolvem estudos quantitativos.
Esta variedade é visível em diferentes aspectos: na estrutura organizativa do trabalho escrito; no desenvolvimento prático da investigação e até na linguagem utilizada na sua redacção.
Apesar desta variedade, tentaremos, nesta parte do trabalho, fornecer um «guião» orientador para investigações de índole qualitativa, destinado sobretudo a investigadores principiantes.
Inserindo-nos nós próprios nessa categoria, baseamo-nos para este trabalho num conjunto de autores de referência que constam da lista bibliográfica final.

«« voltar